O que é Avaliação Psicológica?

Juliane Callegaro Borsa

A Avaliação Psicológica é um processo técnico-científico de coleta de dados, realizado com pessoa ou grupos, que tem por objetivo o estudo e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando, para tanto, de métodos, técnicas e instrumentos psicológicos (Resolução CFP 07/2003). Trata-se de um procedimento que integra informações provenientes de diversas fontes, como testes, técnicas, entrevistas, observações e análise de documentos. Por meio da Avaliação Psicológica, é possível investigar diferentes características psicológicas como emoção, afeto, cognição, inteligência, motivação, personalidade, atenção, memória, percepção, entre outros.

A Avaliação Psicológica é uma das áreas mais antigas e mais importantes da Psicologia. É, por lei, uma prática exclusiva do psicólogo, subsidiando seu trabalho nos mais diversos campos de atuação, dentre eles, a saúde, a educação, o trabalho entre outros (CFP, 2011).

A qualidade e a efetividade da Avaliação Psicológica dependem diretamente da competência técnica e científica dos psicólogos que atuam na área e da qualidade dos instrumentos e procedimentos utilizados. Neste sentido, o APlab surge com a importante missão de contribuir para o desenvolvimento da Avaliação Psicológica, desenvolvendo pesquisas, buscando evidências de validade para novos instrumentos psicológicos e trabalhando para a qualificação da formação básica e continuada.

Para saber mais, consulte: Cartilha Avaliação Psicológica – 2013