Linhas de Pesquisa

Construção, Adaptação e Validação de Instrumentos Psicológicos para o Contexto Brasileiro
Objetivo: Construir, adaptar e buscar evidências de validade de instrumentos psicológicos para o contexto brasileiro.
Palavras-chave: avaliação psicológica; psicometria; construção e adaptação de medidas em psicologia; evidências de validade.

Formação, Fundamentos e Prática em Avaliação Psicológica
Objetivo: Desenvolver pesquisas sobre a aplicabilidade e a validade clínica de instrumentos e técnicas psicológicas para diferentes demandas e contextos de aplicação. Pretende-se, assim, contribuir para a qualidade da formação básica em avaliação psicológica e promover a formação continuada dos psicólogos atuantes na área. Esta linha visa, ainda, o desenvolvimento da avaliação psicológica no Brasil enquanto área técnica pautada na ética e no compromisso científico.
Palavras-chave: avaliação psicológica; formação; prática; validade clínica, validade ecológica.

Avaliação Psicológica e Saúde Mental
Objetivo: Investigar a influência de variáveis individuais e contextuais nos indicadores de saúde mental em homens e mulheres de diferentes faixas etárias.
Palavras-chave: avaliação psicológica; saúde mental, psicopatologia.

Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes
Objetivo: Investigar o desenvolvimento socioemocional e os problemas de comportamento de crianças e adolescentes utilizando, para tanto, inventários, instrumentos de screening e técnicas projetivas, como o desenho da figura humana.
Palavras-chave: avaliação psicológica; crianças; adolescentes; desenvolvimento socioemocional, problemas de comportamento; desenho.